top of page

Enzimas Digestivas

  As enzimas são próteinas com propriedades especiais que auxiliam o desdobramento de nutrientes complexos em mais simples , dividindo-os em dois, de forma a que possam ser absorvidos pelo organismo.

  As enzimas intrevêm na Digestão Química.

 

 

 

Propriedades das Enzimas:

 

 

- São Biocatalizadores: São orgânicos, aceleram as reações da digestão e não se gastam.

 

- São Específicas: Só atuam em determinada substância, o substrato.

                                Funcionam com o modelo chave-fechadura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- São sensíveis ao ph e à temperatura do meio:

     

       Temperatura: As enzimas são sensíveis à temperatura. As enzimas estão preparadas para trabalhar à temperatura normal do nosso corpo, 36,5º. A temperaturas muito elevadas as enzimas são destruidas, a temperaturas muito baixas as enzimas ficam inativas, mas quando a temperatura volta ao normal elas voltam a ficar ativas. Quando o nosso corpo está à  temperatura normal, a velocidade das reações enzimáticas é máxima, chama-se Temperatura Ótima.

 

       Ph do Meio: Uma enzima está preparada para funcionar num certo ph, e só funciona nesse meio, quando este se altera, a enzima é destruida.

       Quando um alimento entra na boca fica em meio neutro, por causa do ph neutro fornecido pelas glândulas salivares. Quando chega ao estômago entra num meio ácido, devido ao ácido clorídico que está no estômago, as enzimas da boca são detruidas, pois estas só trabalham em meio neutro. Quando o bolo chega ao intestino as enzimas do estômago são destruidas, pois os intestinos têm ph básico e as enzimas do estômago só atuam em ph àcido.

 

 

Enzimas Digestivas e a Absorção dos Nutrientes

 

 

 

 

 

 

bottom of page